segunda-feira, 15 de novembro de 2010

RIO BONITO DO IGUAÇU (EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA)

EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DE RIO BONITO DO IGUAÇU

Pelas dificuldades encontradas para transportar os produtos, os agricultores reuniram-se em busca de soluções, surgindo a idéia da criação de um Conselho Comunitário, onde fosse possível discutir e buscar soluções para os problemas da comunidade, o que se efetivou por volta do ano de 1986 com a criação do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Rio Bonito, que tem sede própria até hoje (2009) na Avenida XV de Novembro, recebendo muitas ampliações e reformas no decorrer do tempo.

Com a criação do Conselho e a falta de poder de decisão nos problemas mais sérios que afligiam a região, como estradas, saúde e educação, nasce o desejo da emancipação política e administrativa do então distrito de Rio Bonito, encabeçada por muitas lideranças que fizeram em março de 1990, um manifesto aos líderes políticos estaduais do Paraná, em prol da criação do Município de Rio Bonito, contando com o apoio da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul, através de manifesto.

Criado o Município legalmente, a Lei foi questionada na justiça por forças contrárias e declarada inconstitucional. Após inúmeras decepções, as lideranças do então Distrito retornam a luta e decidem pelo Plebiscito, oficializando assim o desejo da população.

Aos 19 de março de 1992 o Governador Roberto Requião assina a tão esperada Lei (Lei n. 9.907) reconhecendo o Distrito de Rio Bonito como um novo município do Estado do Paraná, que passou a denominar-se “Rio Bonito do Iguaçu”, dizem que este nome foi escolhido pela população, por ser banhado grande parte de suas terras pelas águas do Rio Iguaçu.

Rio Bonito do Iguaçu é considerado um Município pequeno em extensão, conforme Imagem que se refere à localização do de Rio Bonito do Iguaçu, na parte mais escura, dentro do Mapa do Estado do Paraná.

Em 03 de outubro de 1992 a população do novo Município elege seu primeiro Prefeito, o Vice-Prefeito e os Vereadores, sendo oficialmente instalado o novo Município de Rio Bonito do Iguaçu, no dia 01 de janeiro de 1993 e empossado os membros dos Poderes Executivo e Legislativo.
Nos primeiros tempos de emancipação, a prefeitura funcionou numa antiga casa de madeira, na Rua XV de Novembro. Era uma casa bastante pequena e nela funcionavam todos os setores, inclusive a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e também a câmara de vereadores.

A Sede da Prefeitura Municipal passou a funcionar depois em um prédio alugado, da família Tavares, na Rua Horácio Gonçalves, próximo a BR 158 e o prédio da foto acima ficou para funcionamento da Secretaria Municipal de Educação e Departamentos de Cultura e Esportes. Lembro que não tinha telefone. Era uma dificuldade muito grande para comunicação.

Construiu-se em seguida as dependências físicas definitivas da Prefeitura Municipal, onde funcionam algumas Secretarias, Departamentos e Setores.

A Câmara Municipal de Vereadores já funcionou junto à Prefeitura Municipal nas primeiras gestões, após foi construído prédio próprio no Bairro Vista Alegre (Loteamento Drabecki), para ações dos vereadores, atendimento ao público e sessões, que são realizadas todas as segundas-feiras à noite de forma ordinária e também extraordinária, quando necessário.

REFERÊNCIA

GALERA, Inês. RIO BONITO DO IGUAÇU: UM RIO DE HISTÓRIAS. Editora Xagu. Rio Bonito do Iguaçu PR. 126 p. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário