segunda-feira, 15 de novembro de 2010

RIO BONITO DO IGUAÇU (ASPECTOS GEOGRÁFICOS)

ÁREA: 701,4 Km2 - (Fonte: IBGE)

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES:
Norte: Nova Laranjeiras
Nordeste: Laranjeiras do Sul
Noroeste: Espigão Alto
Sul: Saudades do Iguaçu e Sulina
Leste: Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro
Oeste: Quedas do Iguaçu
Sudoeste: Sulina
Sudeste: Porto Barreiro

Altitude: de 508m a 750m
Latitude: 25° 30’ s
Longitude: 52° 40’ w

CLIMA:
O clima que predomina na região é subtropical mesotérmico superúmido , sem estação seca bem definida com verões que variam de amenos a quentes, com baixa ocorrência de geadas. Enquadra a área no clima tipo cfa da classificação de Köepen.

TEMPERATURA:
Fonte: IAPAR - Londrina - 1996) - Média anual: 18,5°. Média máxima anual: 25º C. Média mínima anual: 15°C. Mínima absoluta: -04º C (junho). Máxima absoluta: 32º C (dezembro a fevereiro). Insolação:Média mensal: 199,22 horas. Média anual: 2.350,5 horas. Máximas: novembro. Mínimas: junho

DENSIDADE PLUVIOMÉTRICA:
Fonte: IAPAR - Londrina - 1996): Média anual: 2.297,8 m.m.: mês mais seco: maio e mês mais chuvoso: outubro.

HIDROGRAFIA:
A hidrografia do município é constituída por rios, riachos e arroios, tais como: Rio Iguaçu e a sua represa (Alagado), Rio Xagu, Rio das Cobras, Rio Cachoeira, Rio Soberbo, Rio do Leão, Rio Lambari, Rio Crim, Rio Lambedor, Rio Tamanduá, Rio Bonito, Rio dos Bugres, Arroio Novo, Arroio dos Simões e outros.

RELEVO E SOLO:
O relevo de Rio Bonito do Iguaçu é formado por mini-planícies, planaltos, alguns morros e vales. A formação geológica do solo é proveniente pelo derrame de lavas vulcânicas que ocorreu na Região Sul do Brasil, praticamente em todo o Terceiro Planalto do Paraná, a milhões de anos atrás. O solo é muito favorável à agricultura por ser um terreno com pequenas elevações, pouco dobrado e muito fértil.

VEGETAÇÃO:
Já foi muito rica em florestas de pinheiro (Araucária e matas nativas). Hoje existem pequenas concentrações de florestas naturais e mata ciliar, preservadas legalmente nas propriedades rurais e o que garante a preservação florestal é a reserva de Rio Bonito do Iguaçu, às margens da BR 158 e do alagado, instituída como área ambiental preservada correspondente à área ocupada pelos assentamentos Ireno Alves dos Santos e Marcos Freire. A vegetação natural dos Assentamentos foi bastante prejudicada pelas queimadas que ocorreram após a ocupação dos terrenos da localidade de Pinhal Ralo, área utilizada para fins da reforma agrária. Existem também na região de Rio Bonito do Iguaçu algumas áreas de reflorestamento com plantação de espécies de pínus, erva mate, eucaliptos, madeiras para lenha, etc.

REFERÊNCIA:

GALERA, Ines. RIO BONITO DO IGUAÇU: UM RIO DE HISTÓRIAS. 126 p. Gráfica Xagu. Rio Bonito do Iguaçu PR. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário