NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE LARANJEIRAS DO SUL
Professor Cursista: INES FILOMENA GALERA
Tutora: SOLANGE BUGAY
Estabelecimento de Ensino: COLÉGIO ESTADUAL PROF. GILDO ALUISIO SCHUCK
Série: 2CI
Disciplina: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS
Conteúdos
Estruturantes
SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO
Específicos
FUNDOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO O CIDADAO PODE EXDERCER SUA CIDADANIA FISCAL
Justificativa
Selecionei o Caderno 3 (Função Social dos Tributos), páginas 53 e 54, 1.2: Fundos da Criança e do Adolescente: um exemplo de como o cidadão pode exercer sua cidadania fiscal.
Será priorizado o Art. 227 da Constituição Federal, que discorre sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente e os elevam a condição de prioridade absoluta, atribuindo à família, à sociedade e ao Estado a responsabilidade de assegurar a realização dos direitos e de manter as crianças e adolescentes a salvo de qualquer tipo de negligência discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Os subtítulos são:
- Doutrina Orientadora.
- Concepções sustentadoras.
- Princípio Estruturadores.
Encaminhamento Didático e Recursos Metodológicos
Aula expositiva e leitura dialogada do texto das páginas 53 e 54, digitados e impressos para cada aluno.
Uso dos recursos tecnológicos (TV e pen drive), para expor em forma de slides sobre o Sistema Tributário Nacional.
Avaliação (Critérios e Instrumentos)
Para auto avaliação será verificado o interesse e a participação dos alunos pelo tema apresentado.
Os alunos serão avaliados pela participação, questionamentos e execução de atividades referentes ao tema.
Referências
Site consultado:
www.esf.fazenda.gov.br
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. Função Social dos tributos. 4. Ed. Brasília: ESAF, 2009.
Professor Cursista: INES FILOMENA GALERA
Tutora: SOLANGE BUGAY
Estabelecimento de Ensino: COLÉGIO ESTADUAL PROF. GILDO ALUISIO SCHUCK
Série: 2CI
Disciplina: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS
Período de aplicação: 24 a 28.10.2011
PLANO DE TRABALHO DOCENTE - ESAF
Conteúdos
Estruturantes
SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO
Específicos
FUNDOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO O CIDADAO PODE EXDERCER SUA CIDADANIA FISCAL
Justificativa
Selecionei o Caderno 3 (Função Social dos Tributos), páginas 53 e 54, 1.2: Fundos da Criança e do Adolescente: um exemplo de como o cidadão pode exercer sua cidadania fiscal.
Será priorizado o Art. 227 da Constituição Federal, que discorre sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente e os elevam a condição de prioridade absoluta, atribuindo à família, à sociedade e ao Estado a responsabilidade de assegurar a realização dos direitos e de manter as crianças e adolescentes a salvo de qualquer tipo de negligência discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Os subtítulos são:
- Doutrina Orientadora.
- Concepções sustentadoras.
- Princípio Estruturadores.
Encaminhamento Didático e Recursos Metodológicos
Aula expositiva e leitura dialogada do texto das páginas 53 e 54, digitados e impressos para cada aluno.
Uso dos recursos tecnológicos (TV e pen drive), para expor em forma de slides sobre o Sistema Tributário Nacional.
Avaliação (Critérios e Instrumentos)
Para auto avaliação será verificado o interesse e a participação dos alunos pelo tema apresentado.
Os alunos serão avaliados pela participação, questionamentos e execução de atividades referentes ao tema.
Referências
Site consultado:
www.esf.fazenda.gov.br
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. Função Social dos tributos. 4. Ed. Brasília: ESAF, 2009.
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